Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
VEIGA, Marcelo da. Revisitando o humanismo como princípio educativo para a educação: uma excursão na Pedagogia Waldorf. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.19-31. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.590/0101-4360.41417.
O texto ressalta inicialmente a relevância do pensamento de Rudolf Steiner no discurso acadêmico. Em segundo lugar, trata-se de discutir sucintamente as consequências da visão fisicalista e naturalista para a Pedagogia. Numa terceira etapa é mostrado como uma compreensão dêitica de conceitos possibilita superar infrutíferos debates ideológicos acerca da compreensão de aspectos não físicos da realidade. Tudo isso serve como base para realçar ao menos a importância da renovação da ideia humanista com o objetivo de investigar seu potencial como base da educação
Palavras-chave : epistemologia; educação; humanismo; Rudolf Steiner.