SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56Revisitando o humanismo como princípio educativo para a educação: uma excursão na Pedagogia WaldorfA cosmovisão antroposófica: educação e individualismo ético índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

RANDOLL, Dirk  y  PETERS, Jürgen. Pesquisa empírica sobre a pedagogia Waldorf. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.33-47. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.41418.

A educação Waldorf teve início em 1919, com a primeira escola Waldorf em Stuttgart, e atualmente é muito comum em diversos países por todo o mundo. Entretanto, as pesquisas empíricas têm sido raras até o início da década de 1990 e a educação Waldorf não tem sido debatida nas ciências educacionais desde então. Isso tem mudado durante as últimas décadas. O presente artigo revisa resultados de pesquisas conduzidas nos últimos 20 anos e concentra-se principalmente em escolas Waldorf na Alemanha, pois a maior parte das investigações foi conduzida nesse contexto. Os achados são relatados em função dos seguintes aspectos centrais da educação Waldorf: a abordagem holística e integrativa, o autogoverno na organização das escolas Waldorf, o currículo Waldorf e o princípio de professores de classes entre a 1ª e a 8ª Série. Além disso, a educação Waldorf também oferece formação de professores específica. Esses aspectos têm sido explorados e avaliados por diferentes perspectivas e métodos. Os resultados ressaltam forças bem como limitações da educação Waldorf na prática escolar cotidiana, apontando os tipos de desafios que a educação Waldorf precisará enfrentar nas próximas décadas. Os próprios autores colaboraram em várias investigações no campo da educação Waldorf.

Palabras clave : educação Waldorf; formação de professores Waldorf.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )