SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia WaldorfO pensar intuitivo como fundamento de uma educação para a liberdade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FOLLER-MANCINI, Axel; HEUSSER, Peter  y  BUSSING, Arndt. Egocentrismo ou altruísmo na adolescência? Um estudo empírico sobre os estudantes de escolas Waldorf, confessionais cristãs e públicas. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.115-129. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.41489.

Este artigo apresenta uma síntese de um estudo sobre os posicionamentos egocêntricos na adolescência realizado em três contextos escolares diferentes. A análise permitiu determinar que o posicionamento egocêntrico está relacionado a dois fatores: o sentido do próprio bem-estar (eudemonismo) e a convicção de que "a compaixão evita a busca por iniciativas próprias". Estes fatores foram correlacionados com a satisfação no contexto escolar específico, a orientação espiritual e a ideia de ajudar os outros. Os posicionamentos e os ideais éticos diferem entre os estudantes dos três contextos escolares: escolas Waldorf, escolas cristãs e escolas públicas. Os resultados confirmam que a tendência egocêntrica foi significativamente inferior no grupo feminino de adolescentes. Este artigo convida à reflexão acerca do papel do contexto escolar no processo de desenvolvimento da etapa adolescente à adulta dos estudantes.

Palabras clave : egocentrismo; adolescência; altruísmo; Rudolf Steiner.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )