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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BACH JUNIOR, Jonas. O pensar intuitivo como fundamento de uma educação para a liberdade. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.131-145. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.41520.

Este artigo apresenta o conceito de pensar intuitivo de Rudolf Steiner. O pensar racional alcança apenas um nível de apreensão da realidade. Por uma observação fenomenológica do pensar, torna-se possível a qualidade intuitiva do pensar. O produto e o produtor estão em unidade nesta observação. A autoeducação do sujeito é o processo de uma educação para a liberdade. Então, a conquista de nível intuitivo exige um aperfeiçoamento cognitivo por meio de um caminho heurístico. Agir no mundo com base na consciência intuitiva é fundamento de uma ética superior. O sujeito pode estabelecer diretrizes autênticas para sua ação quando se autoeduca.

Palabras clave : Steiner; fenomenologia; pensar intuitivo; autoeducação.

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