SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56Infância e adolescência: como chegam as queixas escolares à saúde mental?Educação patrimonial e a dissolução das monoidentidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

DIAS, Alfrancio Ferreira  e  AMORIM, Simone. Corpo, gênero e sexualidades na formação docente: uma meta-análise. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.193-206. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.40998.

O objetivo deste texto é sistematizar a literatura específica sobre corpo, gênero, sexualidades e educação, identificando o processo metodológico que produziu os diferentes padrões de explicação encontrados. Metodologicamente, ao introduzir a meta-análise como técnica de pesquisa nas Ciências Humanas, pretendeu-se contribuir para a construção de revisão de literatura de forma sistematizada para que se garanta o aumento da acumulação e a confiabilidade da produção do conhecimento científico. Verificou-se que, independente do tipo de pesquisa utilizado (Case Studies, Small N Studies, Large N Studies) e do feito encontrado (Nsig, Sig e Mixed Results), uma característica é comum entre os estudos analisados relativos às temáticas sobre corpo, gênero, sexualidades e formação docente: o fato de que todos (com maior ou menor grau de intensidade) sugerem que a abordagem das temáticas contribui para a desestabilização de normatizações, classificações e hierarquizações no campo da educação.

Palavras-chave : corpo; formação docente; gênero; sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )