SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56Educação patrimonial e a dissolução das monoidentidadesSobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MENDES, Maria Isabel Brandão de S.  y  NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Indicadores epistemológicos do "Brazil-Medico": Educação e Educação Física. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.225-241. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.40471.

O artigo evidencia relações entre a Educação escolar e a Educação Física com base em indicadores epistemológicos relacionados aos cuidados com o corpo em busca de saúde, presentes no final do século XIX e início do XX. O material empírico utilizado foi o periódico "Brazil-Medico", do período de 1887-1923. Este estudo tece reflexões sobre cuidados com a saúde na Educação e aponta elementos sobre a sistematização da Educação Física, tendo como foco o método racional. Conclui-se que a Educação Física contribuiu com a interiorização de cuidados com o corpo em busca de saúde na Educação escolar, chamando a atenção para a vivacidade das crianças. A sistematização da Educação Física através do método racional contribuiu com o reconhecimento da existência da cultura física, das expressões do corpo, numa época em que prevalecia um ensino pautado na memorização e na imobilidade.

Palabras clave : saúde; Educação Física; corpo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )