SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56Indicadores epistemológicos do "Brazil-Medico": Educação e Educação FísicaTecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

PIETRI, Émerson de. Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.243-258. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.39725.

Historicamente, a produção literária brasileira, em sua função de constituição de uma cultura escrita com base no tratamento estilístico dos recursos linguísticos em circulação na heterogeneidade social, materializou representações sobre a formação do processo de escolarização do ensino de língua materna no país, com o que se compuseram documentos para uma memória da educação linguística no Brasil. Com o objetivo de conhecer os modos de constituição da escola e do ensino de português, no Brasil, e considerada a produção literária como fonte de dados para esse processo investigativo, observa-se, neste estudo, a representação da escola e do ensino de língua portuguesa em Infância, de Graciliano Ramos, obra em que se encontram registros do processo de institucionalização da educação e do ensino de língua num momento e numa localidade brasileiros.

Palabras clave : ensino de português; formação e memória; literatura; letramento; estilo; discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )