SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56On the constitution of Portuguese teaching in Brazil: stylistics and the production of a memory in Infância, by Graciliano Ramos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CORDEIRO, Salete de Fátima Noro  and  BONILLA, Maria Helena Silveira. Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.259-275. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.40334.

As tecnologias digitais móveis têm engendrado práticas reterritorializantes, a partir das quais os interagentes/praticantes têm criado espaços/tempos outros para ser, estar, criar e viver. O cotidiano escolar também vem sendo marcado intensamente pelas táticas de seus interagentes/praticantes que criam territorialidades outras a partir dessas tecnologias. Em vista disso, buscamos refletir sobre os movimentos ocorridos nos cotidianos escolares a partir da chegada das tecnologias digitais móveis em três escolas públicas do ensino fundamental. Para tanto, desenvolvemos uma cartografia dos processos que envolvem o fenômeno, descrevendo e buscando encontrar/identificar suas intensidades. Como resultados da pesquisa, apontamos a criação de territórios onde o digital passa a ser estruturante de práticas de produção de conteúdos, conhecimentos e significados e de reorganização do espaço escolar.

Keywords : tecnologias digitais móveis; territorialidades; cotidiano escolar..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )