SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Qualidade da graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docenteAs universidades, a inserção e a aprendizagem profissionais: que lugar para a pedagogia? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

LEITE, Carlinda  y  RAMOS, Kátia. Reconfigurações da docência universitária: um olhar focado no Processo de Bolonha. Educ. Rev. [online]. 2015, n.57, pp.33-47. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0104-4060.42038.

O Processo de Bolonha, legislado em Portugal em 2006, através do Decreto-Lei nº 74/2006 (Portugal, 2006), anunciou a intenção de romper com o tradicional exercício da docência, focado na transmissão e reprodução dos conhecimentos existentes, e veiculou um modelo de formação centrado na aprendizagem dos estudantes. Este Processo implicou uma reorganização dos currículos do ensino universitário e exigiu uma reconfiguração do exercício da docência apoiada em uma nova concepção do papel e do trabalho dos estudantes. É no quadro desta problemática que se situa este artigo, que tem como objetivo dar a conhecer efeitos na docência universitária decorrentes do Processo de Bolonha. Para isso, o artigo, depois de caracterizar medidas políticas decorrentes do compromisso de Bolonha, analisa dados recolhidos de professores da Universidade do Porto sobre a relação entre as alterações previstas no ideário político e as condições para a sua concretização.

Palabras clave : docência universitária; Processo de Bolonha; reorganização curricular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )