SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue57Higher Education Teaching Reconfiguration: a focused view on the Bologna ProcessThe professionalization of beginning teachers at the University: what teachers learn through the "Practice Analysis Workshops" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ALVES, Mariana Gaio. As universidades, a inserção e a aprendizagem profissionais: que lugar para a pedagogia?. Educ. Rev. [online]. 2015, n.57, pp.49-64. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0104-4060.42071.

A universidade, enquanto instituição formadora, tem preocupações profissionais desde as suas origens medievais, no sentido em que, entre as suas missões, se inclui a preparação dos alunos para o exercício de atividades profissionais. Contudo, na contemporaneidade, essas preocupações têm sido objeto de uma atenção e preocupação crescentes no quadro das políticas educativas, bem como por parte dos académicos e da sociedade em geral, veiculando frequentemente a ideia de que importa repensar o ensino superior numa lógica de resposta a necessidades (quantitativas e qualitativas) da economia e do mercado de trabalho. O objetivo deste artigo é enriquecer a reflexividade sobre este tipo de posicionamentos e sobre as respectivas implicações no campo da pedagogia universitária. Procura-se, deste modo, identificar tensões e desafios subjacentes aos modos de funcionamento e aos modelos curriculares e pedagógicos das universidades na atualidade, reforçando a importância de favorecer uma perspetiva educativa sobre a pedagogia universitária que não a subordine às supostas necessidades do mercado de trabalho.

Keywords : universidade; ensino superior; inserção profissional; empregabilidade; pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )