SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue57Universities, transition to work and professional learning: what is the place for pedagogy?A critical analysis of the European Higher Education Space as a university educational reform: the Verifica and Docentia programs in the Spanish context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

RUIZ, Cristina Mayor  and  ALTOPIEDI, Mariana. A profissionalização de novos professores na Universidade: o que aprendem os professores por meio das "Oficinas de Análise da Prática". Educ. Rev. [online]. 2015, n.57, pp.65-80. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0104-4060.42040.

Este artigo permite, a alguns professores que participam há anos do Programa de Formação de Novos Professores da Universidade de Sevilha, apresentar suas experiências formativas, juntamente com suas incertezas, esforços e valorações. Neste trabalho, apresentamos uma descrição do programa, seu contexto organizacional, o quadro conceptual em que ele se fundamenta e suas estratégias. Além disso, também apresentamos um estudo sobre o programa que desenvolvemos para melhorar a prática dos participantes, bem como algumas conclusões daí derivadas sobre uma das estratégias formativas mais relevantes do programa: as Oficinas de Análise.

Keywords : desenvolvimento profissional; reflexão docente; novos professores; estratégia formativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )