SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57As universidades, a inserção e a aprendizagem profissionais: que lugar para a pedagogia?Uma análise crítica do Espaço Europeu de Educação Superior como reforma do ensino universitário: os programas Verifica e Docentia no contexto espanhol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

RUIZ, Cristina Mayor  e  ALTOPIEDI, Mariana. A profissionalização de novos professores na Universidade: o que aprendem os professores por meio das "Oficinas de Análise da Prática". Educ. Rev. [online]. 2015, n.57, pp.65-80. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0104-4060.42040.

Este artigo permite, a alguns professores que participam há anos do Programa de Formação de Novos Professores da Universidade de Sevilha, apresentar suas experiências formativas, juntamente com suas incertezas, esforços e valorações. Neste trabalho, apresentamos uma descrição do programa, seu contexto organizacional, o quadro conceptual em que ele se fundamenta e suas estratégias. Além disso, também apresentamos um estudo sobre o programa que desenvolvemos para melhorar a prática dos participantes, bem como algumas conclusões daí derivadas sobre uma das estratégias formativas mais relevantes do programa: as Oficinas de Análise.

Palavras-chave : desenvolvimento profissional; reflexão docente; novos professores; estratégia formativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )