SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Un análisis crítico del Espacio Europeo de Educación Superior como reforma de la enseñanza universitaria: los programas Verifica y Docentia en el contexto españolEl actual trabajo docente universitario en Argentina: alertas para repensar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

LUCARELLI, Elisa. As assessorias pedagógicas universitárias na Argentina . Educ. Rev. [online]. 2015, n.57, pp.99-113. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0104-4060.42057.

As circunstâncias que se apresentam em todo o mundo nas primeiras décadas do século XXI forçam a universidade, mais uma vez, a repensar a si própria, seu projeto político e as práticas que são realizadas. Este artigo apresenta alguns resultados de uma investigação realizada por uma equipe da Universidade de Buenos Aires, preocupada em identificar estratégias institucionais que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino universitário. Centra seu foco investigativo no assessor pedagógico universitário de instituições públicas argentinas e está interessada em questões relativas ao papel desses atores, em torno de dois eixos fundamentais: a descrição destes assessores em seu contexto institucional, de acordo com sua estrutura organizacional, e a compreensão do problema central em torno do qual se reúnem as suas atividades. O estudo segue uma metodologia qualitativa, com base na análise das Comunicações sobre este assunto, escritas por esses atores e em análise intensa de entrevistas. Os núcleos considerados neste artigo centram-se nas ações de assessoramento como uma forma de ação direta sobre os problemas da sala de aula e da instituição e na pesquisa como um indicador de ranking acadêmico. Alguns resultados permitem reforçar a hipótese de que o assessor pedagógico é um dos sujeitos que contribui para a construção da Didática e Pedagogia Universitárias.

Palabras clave : assessor pedagógico; universidade; intervenção; pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )