SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57A regulação da Educação Infantil em Belo HorizonteCulturas juvenis dos anos 1980 nas páginas do periódico estudantil: "JB - O Jornal do Becker" (Colégio Estadual D. João Becker - 1985/1986) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SILVA, Renan da. Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate às DSTs. Educ. Rev. [online]. 2015, n.57, pp.221-238. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.41170.

O objetivo deste estudo foi contribuir para o ensino das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) nas escolas de Ensino Médio. O estudo foi feito a partir da investigação do nível de conhecimento sobre DST de 61 alunos de duas escolas de Rio Claro, SP: uma estadual e uma particular, através de um questionário (Pré-teste) e da entrevista com dois professores de Biologia, sendo um de cada escola. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os alunos da escola particular tinham mais conhecimento a respeito do tema. Os alunos da escola pública mostraram mais dificuldade com relação ao conhecimento (conhecimento ou informação?) sobre os sintomas das DSTs. Nas duas escolas o conhecimento sobre o assunto se mostrou genérico e superficial. De acordo os professores de Biologia, ambos ensinam sobre o conteúdo e o material didático contém os temas de sexualidade e DST. A partir desses resultados foi elaborada uma intervenção com os alunos, usando como metodologia a dinâmica de grupo e a aula expositiva dialogada. Após a intervenção verificou-se um aumento da porcentagem de respostas corretas dos alunos de ambas as escolas (Pós-teste), o que demonstra que ela foi eficaz. Concluímos que este trabalho alcançou o objetivo de esclarecer o tema aos alunos, porém falta às escolas um melhor diálogo com eles para o planejamento desse conteúdo, já que, embora seja previsto o seu ensino, não está havendo uma aprendizagem esperada.

Palabras clave : adolescência; DST; educação e saúde; educação sexual; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )