SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate às DSTsAutonarrativas no fluxo da pesquisa: operando com operações dos observadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ALMEIDA, Dóris Bittencourt  y  BASTOS, Maria Helena Camara. Culturas juvenis dos anos 1980 nas páginas do periódico estudantil: "JB - O Jornal do Becker" (Colégio Estadual D. João Becker - 1985/1986). Educ. Rev. [online]. 2015, n.57, pp.239-259. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.40538.

O estudo analisa o periódico estudantil "JB - O Jornal do Becker", produzido por um grupo de alunos do ensino secundário da Escola Estadual Dom João Becker, em Porto Alegre, RS, entre os anos 1985 e 1986. A pesquisa se inscreve nos domínios da História da Educação e segue os postulados teóricos da História Cultural, tendo como referências as concepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinado tempo e lugar. A diversidade de temas nas seções expressa criatividade do grupo de editores, que conseguem, com certo protagonismo na confecção do impresso, aliar o cotidiano a temas mais complexos. Por meio da análise documental, observa-se no periódico uma forte preocupação política, entretanto, também comparecem temas cotidianos, juvenis e escolares, o que configura uma produção de significados de vivências daqueles estudantes em tempos de mudanças na sociedade brasileira. Pela leitura e análise desses exemplares, percebe-se que os estudantes estavam afinados com as referências socioculturais de seu tempo, pois evidenciam uma autonomia na produção, decorrente do processo de abertura política do país. O "JB" denota como característica discursiva um cuidado com o coletivo, são jovens escreventes que, para além do interesse por esportes, surf e fofocas, revelam sensibilidade ao refletirem sobre outras questões, próprias do que se considera mundo adulto. Mostram o que pensam sobre assuntos de ordem política, mas também lhes interessa o microcosmos escolar, que se desdobra em diversas tematizações.

Palabras clave : impressos estudantis; escrituras escolares; memórias juvenis.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )