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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

PELLANDA, Nize Maria Campos  e  PINTO, Maira Meira. Autonarrativas no fluxo da pesquisa: operando com operações dos observadores. Educ. Rev. [online]. 2015, n.57, pp.261-274. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.41109.

Neste artigo, relatamos o processo de investigação, em movimento, de um grupo de pesquisa transdisciplinar, constituído de cinco projetos de pesquisa vinculados, tendo como elemento organizador o princípio de convergência, e, como eixo de convergência, o tema Educação e Complexidade. A ênfase, aqui, é dada às autonarrativas dos membros do grupo, que se constituem em dispositivos metodológicos de uma epistemologia complexa, considerando-se a necessidade de inclusão do observador na realidade observada. Neste sentido, o que estamos fazendo com estas práticas é dar conta das operações dos próprios operadores, exercendo os pressupostos de segunda ordem advindos da Segunda Cibernética.

Palavras-chave : epistemologia da complexidade; autonarrativas; observador e observado.

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