SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número especialProvinha Brasil e avaliação formativa: um diálogo possível?A redução da escola: a avaliação externa e o aprisionamento curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.1, n.spe, pp.55-74. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0101-4060.41446.

A análise da política educacional referente à tecnologia pedagógica - avaliação institucional, a partir do Programa de Avaliação Institucional da Educação Básica do Paraná, foi objeto da pesquisa apresentada neste artigo. O estudo realizado foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para análise da política, e nos trabalhos de Cappelletti e Dias Sobrinho, estudiosos em avaliação educacional. As equipes de gestão das escolas públicas estaduais de um município paranaense foram os sujeitos selecionados para participar da investigação e o questionário impresso foi o instrumento de coleta de dados utilizado, para averiguar a percepção da escola em relação às políticas educacionais propostas e sua recontextualização no cotidiano escolar. As publicações orientadoras da política foram objeto da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram os des(caminhos) da política de avaliação institucional proposta e da sua reconfiguração no interior das escolas, evidenciando as interações macro, micro e mesossociológicas de implementação de programas e políticas públicas.

Palabras clave : avaliação institucional; escola pública; política educacional; políticas públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )