SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número especialA redução da escola: a avaliação externa e o aprisionamento curricularPráticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CAPPELLETTI, Isabel Franchi. Os conflitos na relação avaliação e qualidade da educação. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.1, n.spe, pp.93-107. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.41464.

Este artigo pretende discutir a relação entre avaliação educacional e qualidade da educação. A discussão desta temática teve como horizonte a racionalidade emancipatória, considerando a educação como espaço da crítica histórico-política, analisando o contexto a partir da década de 1990 que dá sentido histórico aos temas aqui tratados. O texto traz uma reflexão sobre o significado da avaliação, da gestão escolar e da qualidade da educação, quando as opções metodológicas do processo avaliativo tendem para a exclusão ou para a emancipação de seus participantes. Finalmente, discute a precariedade da formação de professores no que diz respeito à avaliação da aprendizagem e apresenta algumas questões que deveriam ser consideradas na formação dos professores.

Palabras clave : avaliação; qualidade da educação; políticas públicas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )