SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número especialPráticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulasAvaliação do curso de formação de professores no contexto da Educação a Distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

COSTA E SILVA, Ana Maria  y  HERDEIRO, Rosalinda. Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s). Educ. Rev. [online]. 2015, vol.1, n.spe, pp.137-156. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.41522.

O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o 'ser professor/a'. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional dos professores.

Palabras clave : avaliação; desempenho docente; identidade(s).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )