SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número especialAvaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BRANCO, Veronica  y  HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. Avaliação do curso de formação de professores no contexto da Educação a Distância. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.1, n.spe, pp.157-176. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.42113.

O estudo apresenta a avaliação do Curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal do Paraná, sob a ótica dos protagonistas. O curso foi realizado em parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Aberta do Brasil. Esta pesquisa procurou estudar quatro categorias: atividades-tarefas; materiais de ensino; infraestrutura da UFPR, do Polo e do lugar de estudos do aluno; e tutoria, desde o início do trabalho em seis classes. O objetivo da prática avaliativo-diagnóstica, no curso de formação de professores, foi no sentido de repensar novos encaminhamentos pedagógicos, frente à avaliação em relação às tecnologias do sistema de comunicação da Plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, das mídias interativas, dos materiais impressos, bem como as utilizadas nos momentos presenciais. Ancorada nos pressupostos da pesquisa-ação, a investigação buscou, a partir da análise dos dados levantados, atender às demandas, na compreensão da avaliação do ensino e aprendizagem no contexto da Educação a Distância, numa perspectiva de avaliação-formativa, pois os resultados obtidos durante a investigação se tornaram, continuadamente, objetos de estudo, ação e reflexão.

Palabras clave : formação de professores a distância; avaliação diagnóstico-formativa; práticas avaliativas na Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )