SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58Museums and cultural heritage: for an education of the sensesEducational heritage historiography in Spain: a critical balance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MATTOZZI, Ivo. O museu no currículo de história: uma questão de transposição didática. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.69-85. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43470.

Objetivo deste texto é valorizar a didática museológica em função da formação histórica curricular, impedindo-a de ser um episódio ou um projeto. Os educadores do museu deveriam elaborar ofertas na ótica do currículo e os professores deveriam estar aptos a estabelecer a experiência de aprendizado mediante o museu, dentro do plano de aula anual também na escola secundária. Seguiremos o objetivo usando museus arqueológicos e históricos. Não apresentamos laboratórios referentes a museus de arte, mas os procedimentos e as atividades que proporemos podem ser transferidos facilmente a eles. O objetivo pode ser seguido pela condição de: a) pensar o currículo contínuo e vertical; b) pensar os museus em relação à aprendizagem da história; c) pensar a ligação entre eles; d) pensar a transposição didática-funcional aos processos de ensino e aprendizagem da história.

Keywords : museu; currículo de história; didática.

        · abstract in English | Italian     · text in Italian     · Italian ( pdf )