SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58Museums as part of history subjects: a didactic transposition questionExhibition, Collection, School Museum: preliminary ideas of an imagined museum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MORENO MARTINEZ, Pedro L.. A historiografia do patrimônio educativo na Espanha: um balanço crítico. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.87-102. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43468.

A historiografia do patrimônio educativo na Espanha tem experimentado, ao longo dos últimos quinze anos, avanços significativos. Neste estudo realiza-se uma aproximação das análises de algumas das linhas principais que têm contribuído para a renovação e difusão da historiografia do patrimônio educativo na Espanha. Em primeiro lugar aborda-se o papel desempenhado pelas exposições pedagógicas como instrumento a serviço da promoção da investigação e sua divulgação. Em segundo lugar, apresenta-se o desenvolvimento alcançado pela musealização pedagógica e as vinculações existentes entre certos tipos de museus, os grupos de pesquisa universitários existentes e os projetos de investigação desenvolvidos. Por último, analisa-se o papel desempenhado pelos encontros científicos no avanço do conhecimento, tomando como referência os apontamentos realizados nas jornadas científicas da Sociedade Espanhola para o Estudo do Patrimônio Histórico-Educativo (SEPHE).

Keywords : historiografia; patrimônio educativo; musealização pedagógica; jornadas científicas; Espanha.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )