SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58Educational heritage historiography in Spain: a critical balanceWhat are the relationships between culture and heritage? A cultural partnership between museums and schools in French classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

POSSAMAI, Zita Rosane. Exposição, Coleção, Museu Escolar: ideias preliminares de um museu imaginado. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.103-119. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43467.

O artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado.

Keywords : Museu Pedagógico da França; museus de educação; museu escolar; coleção; exposição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )