SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58Exhibition, Collection, School Museum: preliminary ideas of an imagined museumProviding meanings to knowledge: didactics, forty years later author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MEUNIER, Anik  and  SOULIER, Virginie. Qual a relação entre a cultura e o patrimônio? Uma parceria cultural no contexto museal com o meio escolar de aprendizagem de francês. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.121-145. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.44063.

Este artigo apresenta a análise de um programa educativo museal concebido e realizado pelo Centre d'histoire de Montréal e pelo Musée de la Personne, direcionado a jovens e adolescentes imigrantes, oriundos de diferentes comunidades culturais e matriculados em classes de aprendizagem de francês. O processo de avaliação se inscreve numa lógica de compartilhamento, estabelecendo-se uma colaboração entre universidade, instituições museais e meio escolar. O trabalho se desenvolve no laboratório de história e patrimônio de Montreal, com vistas à troca de experiências e conhecimentos por parte de atores sociais, tanto do mundo universitário quanto por parceiros culturais. Especificamente, a análise focou na relação entre cultura e patrimônio perceptível no programa, assim como nas modalidades de recepção e apropriação destes conteúdos pelos alunos das escolas participantes.

Keywords : parceria educativa e cultural; programa educativo museal; avaliação; relação entre cultura a patrimônio; adolescentes imigrantes em aulas de aprendizagem de francês.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )