SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58What are the relationships between culture and heritage? A cultural partnership between museums and schools in French classesHistory classes: issues from/at the present time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

DEVELAY, Michel. Dando sentido aos saberes: a didática, quarenta anos depois. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.149-163. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43363.

Em vários países a questão central se dá em torno dos saberes ensinados, interrogação que a didática deseja trazer sua contribuição. Este texto se interessa por essa disciplina através de três focos: a) a emergência do olhar didático na França há quarenta anos, suas causas e a maneira que a didática se distanciou da pedagogia; b) a evolução da reflexão didática criadora de conceitos, até seu estado atual relativamente amorfo; c) a didática hoje, enfrentando três interrogações no coração da escola: a questão do sentido, o enígma da relação com o saber e o lugar da Cultura.

Keywords : saberes ensinados; didática na França; Cultura.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )