SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58Qual a relação entre a cultura e o patrimônio? Uma parceria cultural no contexto museal com o meio escolar de aprendizagem de francêsAulas de História: questões do/no tempo presente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

DEVELAY, Michel. Dando sentido aos saberes: a didática, quarenta anos depois. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.149-163. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43363.

Em vários países a questão central se dá em torno dos saberes ensinados, interrogação que a didática deseja trazer sua contribuição. Este texto se interessa por essa disciplina através de três focos: a) a emergência do olhar didático na França há quarenta anos, suas causas e a maneira que a didática se distanciou da pedagogia; b) a evolução da reflexão didática criadora de conceitos, até seu estado atual relativamente amorfo; c) a didática hoje, enfrentando três interrogações no coração da escola: a questão do sentido, o enígma da relação com o saber e o lugar da Cultura.

Palabras clave : saberes ensinados; didática na França; Cultura.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )