SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58Providing meanings to knowledge: didactics, forty years laterThe concurrent and frugal living of public and private elementary schools from the city of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Aulas de História: questões do/no tempo presente. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.165-182. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.42380.

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa voltada para a busca da compreensão de como/quais sentidos são induzidos por docentes no tempo presente, em diferentes contextos curriculares, no entendimento do "ensinar" enquanto fazer conhecer pelos sinais, produzir significados, histórica, política, teórica e culturalmente situados. Operando com o sentido de currículo como "lugar de fronteira", no qual são realizadas mediações didático-culturais, incorporamos a necessária articulação de referenciais teóricos disciplinares do campo do currículo/educação com aqueles do campo da historiografia, de forma a possibilitar a análise epistemológica do conhecimento produzido. A metodologia utilizada possibilitou a identificação de "professores de História marcantes". Suas aulas, após observação, foram analisadas buscando-se compreender a mobilização de saberes e referências culturais para tornar compreensível aos alunos a História ensinada no fazer curricular do/no tempo presente - o "contemporâneo do não contemporâneo". A questão da temporalidade foi considerada na análise das explicações realizadas pelos professores, entendida como dimensão estruturante do raciocínio histórico induzido em um contexto curricular específico no/do tempo presente, bem como as possibilidades e limites das mediações didático-culturais.

Keywords : tempo presente; aula de História; narrativa; currículo; mediação didático-cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )