SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58Dando sentido aos saberes: a didática, quarenta anos depoisO convívio concomitante e frugal das escolas elementares públicas e privadas paulistanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Aulas de História: questões do/no tempo presente. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.165-182. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.42380.

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa voltada para a busca da compreensão de como/quais sentidos são induzidos por docentes no tempo presente, em diferentes contextos curriculares, no entendimento do "ensinar" enquanto fazer conhecer pelos sinais, produzir significados, histórica, política, teórica e culturalmente situados. Operando com o sentido de currículo como "lugar de fronteira", no qual são realizadas mediações didático-culturais, incorporamos a necessária articulação de referenciais teóricos disciplinares do campo do currículo/educação com aqueles do campo da historiografia, de forma a possibilitar a análise epistemológica do conhecimento produzido. A metodologia utilizada possibilitou a identificação de "professores de História marcantes". Suas aulas, após observação, foram analisadas buscando-se compreender a mobilização de saberes e referências culturais para tornar compreensível aos alunos a História ensinada no fazer curricular do/no tempo presente - o "contemporâneo do não contemporâneo". A questão da temporalidade foi considerada na análise das explicações realizadas pelos professores, entendida como dimensão estruturante do raciocínio histórico induzido em um contexto curricular específico no/do tempo presente, bem como as possibilidades e limites das mediações didático-culturais.

Palabras clave : tempo presente; aula de História; narrativa; currículo; mediação didático-cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )