SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58The concurrent and frugal living of public and private elementary schools from the city of São Paulo"I'm a school teacher" facing the National Policy implementation of expanding Elementary Education in the municipal chain of Curitiba, PR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SEGOVIA, Jesús Domingo  and  REAL, Maximiliano Ritacco. Contribuição do Departamento de Orientação para o desenvolvimento da liderança educacional: um estudo do ponto de vista dos diretores dos institutos de educação secundária na Andaluzia. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.199-218. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43547.

O estudo faz parte de um projeto de pesquisa sobre liderança com foco na aprendizagem na educação secundária. Responde à necessidade de apoiar o desenvolvimento da liderança pedagógica da gestão escolar na Andaluzia. Procura entender, a partir da teoria fundamentada desses profissionais e da análise de seu discurso, em que medida eles encontram apoio nos serviços de orientação, em que âmbitos e quais necessidades possuem. A pesquisa recolheu informações de 15 entrevistas feitas a diretores de escolas com uma trajetória de melhoria. Concluiu que o Departamento de Orientação juntamente com o líder de estudos são os principais suportes da liderança educacional, formando um grupo motor de melhoria. Mas isso depende dos profissionais, instituições e contextos. Ele é mais evidente em contextos vulneráveis e com "bons" orientadores e diretores que redirecionam suas funções para a de agentes de apoio para melhorar a educação e a orientação como colega crítico.

Keywords : direção escolar; liderança pedagógica; orientação educacional; apoio; educação secundária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )