SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58O convívio concomitante e frugal das escolas elementares públicas e privadas paulistanas"Eu, professora" em face da implementação da Política Nacional de ampliação do Ensino Fundamental na rede municipal de Curitiba, PR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SEGOVIA, Jesús Domingo  e  REAL, Maximiliano Ritacco. Contribuição do Departamento de Orientação para o desenvolvimento da liderança educacional: um estudo do ponto de vista dos diretores dos institutos de educação secundária na Andaluzia. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.199-218. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43547.

O estudo faz parte de um projeto de pesquisa sobre liderança com foco na aprendizagem na educação secundária. Responde à necessidade de apoiar o desenvolvimento da liderança pedagógica da gestão escolar na Andaluzia. Procura entender, a partir da teoria fundamentada desses profissionais e da análise de seu discurso, em que medida eles encontram apoio nos serviços de orientação, em que âmbitos e quais necessidades possuem. A pesquisa recolheu informações de 15 entrevistas feitas a diretores de escolas com uma trajetória de melhoria. Concluiu que o Departamento de Orientação juntamente com o líder de estudos são os principais suportes da liderança educacional, formando um grupo motor de melhoria. Mas isso depende dos profissionais, instituições e contextos. Ele é mais evidente em contextos vulneráveis e com "bons" orientadores e diretores que redirecionam suas funções para a de agentes de apoio para melhorar a educação e a orientação como colega crítico.

Palavras-chave : direção escolar; liderança pedagógica; orientação educacional; apoio; educação secundária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )