SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58"I'm a school teacher" facing the National Policy implementation of expanding Elementary Education in the municipal chain of Curitiba, PRSocial quality and knowledge production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CASANOVA, Daniela Couto Guerreiro  and  AZZI, Roberta Gurgel. Análise sobre variáveis explicativas da autoeficácia docente. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.237-252. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43236.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as possíveis relações explicativas entre variáveis pessoais, variáveis de atividade docente e variáveis contextuais e as crenças de autoeficácia docente de professores do ensino médio público paulista. Tal crença é entendida como o julgamento que o professor faz acerca de suas próprias capacidades para atingir resultados desejados de engajamento e aprendizagem dos alunos, mesmo entre aqueles que podem ser difíceis ou desmotivados, e tem sido associada à satisfação docente e ao sucesso escolar, dentre outras contribuições. Por meio de questionários obteve-se a participação de 201 educadores oriundos de 11 escolas do ABC Paulista, dos quais 180 eram professores do ensino médio e 21 eram gestores escolares. A análise de regressão linear multivariada constatou que as variáveis formação, crença de eficácia coletiva escolar e tempo de atuação na unidade escolar pesquisada mostraram-se significativamente explicativas da autoeficácia docente. A necessidade de se proporcionar formação docente que alie o desenvolvimento de habilidades e de autoeficácia, bem como condições para diminuir a rotatividade docente e fortalecer a crença de eficácia coletiva escolar são discutidas sob a ótica da teoria social cognitiva.

Keywords : formação; eficácia coletiva; condições de trabalho; satisfação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )