SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58Analysis of explanatory variables of teacher self-efficacySpecial education funding in the sphere of Fundef and Fundeb as basic education funds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira  and  SOUZA, Ruth Catarina Cerqueiro Ribeiro de. Qualidade social e produção do conhecimento. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.253-270. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.41257.

Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida sobre a produção acadêmica de sete instituições organizadas em Rede. Neste artigo apresentamos um recorte referente aos dados das pesquisas sobre professores que se filiaram à abordagem dialética, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período de 2008-2009. Trata-se de uma "pesquisa sobre pesquisas" realizada na perspectiva dialética. Desenvolveu-se uma meta-análise da produção, colocando em foco a questão da qualidade, a partir de sua perspectiva epistemológica e histórica. O grupo busca compreender se e como a produção manifesta a concepção de qualidade; se promove a qualidade mercadológica para a educação, sustentando o pensamento hegemônico e o consenso ativo, ou se promove qualidade social frente às políticas educacionais neoliberais, estruturando o pensamento contra-hegemônico. Articulam-se duas categorias na análise: método e ideário pedagógico. Concluímos que uma parcela dos trabalhos filiados ao materialismo histórico-dialético desenvolve adequadamente o método e o ideário pedagógico, postura que traduz a perspectiva da emancipação. São estudos propositivos, assumem a pesquisa acadêmica como práxis, situam-se contra o consenso ativo e a constituição da hegemonia. Outra parte do recorte analisado apresenta problemas epistemológicos, mesmo sendo os trabalhos filiados à base epistemológica crítica, por não desenvolverem adequadamente o método e construírem o ideário pedagógico na perspectiva neoliberal, o que sustenta a perspectiva hegemônica e o consenso ativo na produção do conhecimento.

Keywords : produção acadêmica; professores; qualidade social; consenso ativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )