SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58Análise sobre variáveis explicativas da autoeficácia docenteO financiamento da educação especial no âmbito dos fundos da educação básica: Fundef e Fundeb índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira  y  SOUZA, Ruth Catarina Cerqueiro Ribeiro de. Qualidade social e produção do conhecimento. Educ. Rev. [online]. 2015, n.58, pp.253-270. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.41257.

Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida sobre a produção acadêmica de sete instituições organizadas em Rede. Neste artigo apresentamos um recorte referente aos dados das pesquisas sobre professores que se filiaram à abordagem dialética, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período de 2008-2009. Trata-se de uma "pesquisa sobre pesquisas" realizada na perspectiva dialética. Desenvolveu-se uma meta-análise da produção, colocando em foco a questão da qualidade, a partir de sua perspectiva epistemológica e histórica. O grupo busca compreender se e como a produção manifesta a concepção de qualidade; se promove a qualidade mercadológica para a educação, sustentando o pensamento hegemônico e o consenso ativo, ou se promove qualidade social frente às políticas educacionais neoliberais, estruturando o pensamento contra-hegemônico. Articulam-se duas categorias na análise: método e ideário pedagógico. Concluímos que uma parcela dos trabalhos filiados ao materialismo histórico-dialético desenvolve adequadamente o método e o ideário pedagógico, postura que traduz a perspectiva da emancipação. São estudos propositivos, assumem a pesquisa acadêmica como práxis, situam-se contra o consenso ativo e a constituição da hegemonia. Outra parte do recorte analisado apresenta problemas epistemológicos, mesmo sendo os trabalhos filiados à base epistemológica crítica, por não desenvolverem adequadamente o método e construírem o ideário pedagógico na perspectiva neoliberal, o que sustenta a perspectiva hegemônica e o consenso ativo na produção do conhecimento.

Palabras clave : produção acadêmica; professores; qualidade social; consenso ativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )