SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59Crenças e práticas educativas de mães de crianças com desenvolvimento atípicoCrianças e adolescentes com problemas emocionais e comportamentais têm necessidade de políticas de inclusão escolar? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SILVA, Simone Souza da Costa  y  PONTES, Fernando Augusto Ramos. Rotina de famílias de crianças com paralisia cerebral. Educ. Rev. [online]. 2016, n.59, pp.65-78. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.44688.

A paralisia cerebral (PC) é ocasionada por uma lesão neurológica que afeta o cérebro em seu desenvolvimento inicial, produzindo consequências, essencialmente, motoras, porém, dependendo da área lesionada, o indivíduo pode apresentar comprometimento cognitivo. Crianças com essa deficiência necessitam de cuidados especiais e exigem das famílias uma reestruturação que possibilite o desenvolvimento adequado desses indivíduos. Tendo isto como base investigou-se a rotina de famílias com crianças diagnosticadas com paralisia cerebral. Foi aplicado o Inventário de Rotina (IR) a três mães de crianças com PC atendidas no Serviço Caminhar, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, de Belém do Pará. Os resultados apontaram que mães de crianças com PC tendem a dispor a maior parte do seu tempo aos cuidados com o filho em detrimento do tempo de dedicação a elas mesmas, incluindo cuidados com sua saúde. Este padrão comportamental é gerado por influência dos níveis de comprometimento motor e de autonomia da criança - quanto maior o nível de comprometimento motor, menor o nível de autonomia e maior é a sobrecarga de cuidado da mãe.

Palabras clave : rotinas; famílias; paralisia cerebral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )