SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue59Do children and adolescents with emotional and behavioral problems need educational inclusion policies?Family, learning disabilities and behavior problems in schoolchildren author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CASADO, Inmaculada Sánchez  and  DIAZ, Antonio Ventura Díaz. Gerar "comportamentos inclusivos" como uma ferramenta para operacionalizar a inclusão. Educ. Rev. [online]. 2016, n.59, pp.97-122. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.44690.

Este artigo procura analisar um campo emergente nos novos projetos psicopedagógicos a partir do ponto de vista inclusivo. A incerteza e as rápidas mudanças que ocorrem na sociedade em geral e na educação, em especial durante esta era pós-moderna da chamada quarta revolução, desencadearam uma urgente readaptação do comportamento docente tanto nos sistemas de garantia da qualidade como na prática diária, a partir do novo modelo inclusivo da psicologia positiva; cuja ideia principal subjacente é simplesmente permitir um comportamento verdadeiramente inclusivo a partir da ação docente voluntária, e, assim, evitar o consequente sofrimento pessoal e sociolaboral.

Keywords : inclusão; comportamento docente; voluntariado; desenvolvimento pessoal; perfil sociolaboral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )