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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CASADO, Inmaculada Sánchez  y  DIAZ, Antonio Ventura Díaz. Gerar "comportamentos inclusivos" como uma ferramenta para operacionalizar a inclusão. Educ. Rev. [online]. 2016, n.59, pp.97-122. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.44690.

Este artigo procura analisar um campo emergente nos novos projetos psicopedagógicos a partir do ponto de vista inclusivo. A incerteza e as rápidas mudanças que ocorrem na sociedade em geral e na educação, em especial durante esta era pós-moderna da chamada quarta revolução, desencadearam uma urgente readaptação do comportamento docente tanto nos sistemas de garantia da qualidade como na prática diária, a partir do novo modelo inclusivo da psicologia positiva; cuja ideia principal subjacente é simplesmente permitir um comportamento verdadeiramente inclusivo a partir da ação docente voluntária, e, assim, evitar o consequente sofrimento pessoal e sociolaboral.

Palabras clave : inclusão; comportamento docente; voluntariado; desenvolvimento pessoal; perfil sociolaboral.

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