SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59Família, dificuldades no aprendizado e problemas de comportamento em escolaresGestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

HUGHES-SCHOLES, Carolyn H.  y  GAVIDIA-PAYNE, Susana. Desenvolvimento de um modelo de Intervenção Baseado em Rotinas da Primeira Infância. Educ. Rev. [online]. 2016, n.59, pp.141-154. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.44616.

A literatura recomenda que a Intervenção Precoce na Infância (IPI) seja inserida dentro das rotinas diárias que ocorrem no ambiente natural. No entanto, poucas pesquisas examinaram a implementação de modelos de IPI com base em rotinas. O objetivo deste trabalho foi descrever o desenvolvimento de uma intervenção precoce na infância baseado num modelo de rotinas (RBECI). O modelo RBECI consiste em quatro componentes principais: a) Entrevistas Baseadas em Rotinas (RBI); b) metas de participação; c) visitas domiciliares; e d) consultas à comunidade. Evidência empírica de suporte para cada componente do modelo é fornecida, e os resultados de uma avaliação preliminar da implementação do modelo são discutidos. São necessárias mais pesquisas e avaliações dos processos envolvidos na implementação do modelo por profissionais de IPI e seu impacto sobre as crianças e as famílias.

Palabras clave : intervenção precoce na infância; intervenção baseada em rotinas; estratégias baseadas em evidências..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )