SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas"A escola tá mais... Escolar": a implantação do tempo integral em uma escola de Ensino Fundamental na perspectiva discente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FERREIRA, Liliana Soares. "Ser" ou "não ser" professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas. Educ. Rev. [online]. 2016, n.59, pp.175-192. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.40948.

Para este texto, foram analisados três excertos recorrentes nos discursos de noventa e oito professores da região central do estado do Rio Grande do Sul, que participaram de uma entrevista, em que os interlocutores responderam a questões sobre qual é e como se caracteriza o seu trabalho. Categorizados os argumentos e analisados com base, principalmente, na obra Lukacsiana, esteve-se em busca de um entendimento mais aprofundado de uma recorrente resposta que reiterava que o trabalho é "ser professora/ser professor", aplicada como modo acabado da profissão do qual resulta um ser, diga-se, por percepção semântica, completo, enquanto se acredita haver um contínuo movimento de fazer-se para ser, pois o ser social produz-se cotidianamente. Com base na categoria trabalho, Lukács propôs um entendimento do ser social, explicando-o a partir do trabalho. Busca-se, então, neste texto, um entendimento do ser social, explicando-o a partir do trabalho, considerando aspectos expressos por essa evidenciação do verbo "ser" com possibilidade de um caráter ontológico.

Palabras clave : trabalho pedagógico; trabalho; escola; trabalho dos professores..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )