SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino SuperiorOrganização didático-metodológica das aulas de Anatomia e Fisiologia Humana: comportamento e percepção dos estudantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

DIEB, Messias. O saber-pesquisar sob o olhar de quem está entrando na Pós-Graduação em Educação. Educ. Rev. [online]. 2016, n.59, pp.231-249. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.44078.

No presente artigo discuto a relação do pesquisador iniciante com a atividade de pesquisa no campo educacional, a partir das ideias de Charlot (2000) sobre as relações do sujeito com o mundo, com os outros e consigo mesmo na construção de si e de seus saberes. Na constituição dos dados, 30 mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, escreveram um balanço de seus saberes sobre o que é pesquisar. Para eles, a pesquisa é uma ação formativa que visa à solução de problemas da realidade social e de questões que afligem diretamente o professor. Finalizo, refletindo sobre alguns desafios na trajetória de pesquisa desses estudantes, os quais consideram a atividade como um elemento importante para o seu desenvolvimento profissional.

Palabras clave : pesquisa educacional; relação com o saber; desenvolvimento profissional..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )