SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59Organização didático-metodológica das aulas de Anatomia e Fisiologia Humana: comportamento e percepção dos estudantesCulturas digitais e tecnologias móveis na educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CORBINIANO, Simone Alexandre Martins  y  BERGAMO, Thelma Maria de Moura. Consciência, intencionalidade e liberdade: contribuições de Sartre na formação do sujeito. Educ. Rev. [online]. 2016, n.59, pp.263-275. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.44632.

O presente estudo tem como objetivo investigar os conceitos fundamentais da obra de Sartre, como a consciência, a liberdade e a intencionalidade, em articulação com as questões da educação, pondo em evidência a passagem do plano da espontaneidade ao plano do refletido na formação do sujeito. O problema da pesquisa se desenvolve em meio às possibilidades da educação como racionalidade histórica e crítica, capaz de promover, em alguma medida, a abertura ao ser, seja esta abertura de ordem ética, social ou epistemológica. O artigo suscita uma reflexão breve, com base no pensamento de Sartre, das condições racionais nas quais a educação possa se dilatar, estendendo-se ao projeto de humanidade, em cujas condições históricas os sujeitos possam reconhecer que sua existência e seu saber não estão prontos, não estão dados a priori, porquanto precisam ser permanentemente conquistados. As análises do estudo levam a compreender que a formação de sujeitos livres e responsáveis não se constitui, senão, por meio das ações éticas. Especialmente neste campo, a educação pode compartilhar das conquistas que o pensamento de Sartre apresenta na ultrapassagem ao instituído.

Palabras clave : educação; formação; consciência; liberdade; intencionalidade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )