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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

LEYTON, Gabriela Vásquez. As bases curriculares 2013: os desafios atuais para a formação inicial e aprendizagem histórica de professores de história no Chile. Educ. Rev. [online]. 2016, n.60, pp.147-160. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46005.

O presente artigo tem por objetivo revisar as bases curriculares de 2013 propostas para a disciplina de história, geografia e ciências sociais do 7º ano da Educação Básica ao 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de definir os desafios para a formação inicial de professores de história no Chile e, portanto, estipular possíveis estratégias de ensino tanto para os formadores de professores como para os pesquisadores da didática da história e das ciências sociais. Estes desafios dizem respeito a incluir no processo de aprender a ensinar o desenvolvimento do pensamento histórico e o desenvolvimento de habilidades cognitivas que permitem profunda compreensão dos processos históricos, tais como o pensamento temporal e espacial, a análise e o trabalho com fontes, o pensamento crítico e a comunicação.

Palavras-chave : pensamento histórico; currículo escolar; formação de professores; didática da história.

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