SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60The curricular bases 2013: current challenges for initial training and historical learning of history teachers in ChileCompetence of historical thinking, mastering of a historical framework, or knowledge of the historical canon? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

EPSTEIN, Terrie. A relação entre a construção narrativa e a identidade na Educação Histórica: implicações para o ensino e para o aprendizado. Educ. Rev. [online]. 2016, n.60, pp.161-170. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46024.

O objetivo da pesquisa é menos sobre gerar pequenos historiadores e mais sobre levar em conta as culturas ou identidades dos alunos no ensino e aprendizado de narrativas históricas. No meu trabalho, eu examinei as narrativas históricas nacionais que as crianças e os adolescentes nos Estados Unidos elaboraram, a fim de avaliar os efeitos das identidades raciais/étnicas dos jovens nos entendimentos deles do passado. Descobri que as identidades raciais dos jovens tiveram um impacto significativo nas interpretações deles da história dos Estados Unidos e que a formação dos professores deles teve algum impacto, mas não muito impacto sobre as visões deles. Os pesquisadores nos EUA e para além dos EUA encontraram resultados similares, confirmando o significado de "identidade" (o sentido do eu da pessoa e as comunidades às quais ela/ele se filia, incluindo nacionalidade, gênero, etnicidade, orientação religiosa, etc.) na elaboração e/ou na análise crítica das narrativas históricas. Nas páginas seguintes, revejo e sintetizo os estudos que eu e outros realizamos sobre os efeitos de identidade no ensino e na aprendizagem de história, e concluímos com uma discussão sobre as implicações do ensino e da aprendizagem de história em várias sociedades democráticas.

Keywords : identidade; narrativas históricas; aprendizado de história.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )