SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60Las bases curriculares 2013: los desafíos actuales para la formación inicial y aprendizaje histórico de profesores de historia en ChileCompetência do pensamento histórico, domínio de um panorama histórico ou conhecimento do cânone histórico? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

EPSTEIN, Terrie. A relação entre a construção narrativa e a identidade na Educação Histórica: implicações para o ensino e para o aprendizado. Educ. Rev. [online]. 2016, n.60, pp.161-170. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46024.

O objetivo da pesquisa é menos sobre gerar pequenos historiadores e mais sobre levar em conta as culturas ou identidades dos alunos no ensino e aprendizado de narrativas históricas. No meu trabalho, eu examinei as narrativas históricas nacionais que as crianças e os adolescentes nos Estados Unidos elaboraram, a fim de avaliar os efeitos das identidades raciais/étnicas dos jovens nos entendimentos deles do passado. Descobri que as identidades raciais dos jovens tiveram um impacto significativo nas interpretações deles da história dos Estados Unidos e que a formação dos professores deles teve algum impacto, mas não muito impacto sobre as visões deles. Os pesquisadores nos EUA e para além dos EUA encontraram resultados similares, confirmando o significado de "identidade" (o sentido do eu da pessoa e as comunidades às quais ela/ele se filia, incluindo nacionalidade, gênero, etnicidade, orientação religiosa, etc.) na elaboração e/ou na análise crítica das narrativas históricas. Nas páginas seguintes, revejo e sintetizo os estudos que eu e outros realizamos sobre os efeitos de identidade no ensino e na aprendizagem de história, e concluímos com uma discussão sobre as implicações do ensino e da aprendizagem de história em várias sociedades democráticas.

Palabras clave : identidade; narrativas históricas; aprendizado de história.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )