SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60As bases curriculares 2013: os desafios atuais para a formação inicial e aprendizagem histórica de professores de história no ChileCompetência do pensamento histórico, domínio de um panorama histórico ou conhecimento do cânone histórico? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

EPSTEIN, Terrie. A relação entre a construção narrativa e a identidade na Educação Histórica: implicações para o ensino e para o aprendizado. Educ. Rev. [online]. 2016, n.60, pp.161-170. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.46024.

O objetivo da pesquisa é menos sobre gerar pequenos historiadores e mais sobre levar em conta as culturas ou identidades dos alunos no ensino e aprendizado de narrativas históricas. No meu trabalho, eu examinei as narrativas históricas nacionais que as crianças e os adolescentes nos Estados Unidos elaboraram, a fim de avaliar os efeitos das identidades raciais/étnicas dos jovens nos entendimentos deles do passado. Descobri que as identidades raciais dos jovens tiveram um impacto significativo nas interpretações deles da história dos Estados Unidos e que a formação dos professores deles teve algum impacto, mas não muito impacto sobre as visões deles. Os pesquisadores nos EUA e para além dos EUA encontraram resultados similares, confirmando o significado de "identidade" (o sentido do eu da pessoa e as comunidades às quais ela/ele se filia, incluindo nacionalidade, gênero, etnicidade, orientação religiosa, etc.) na elaboração e/ou na análise crítica das narrativas históricas. Nas páginas seguintes, revejo e sintetizo os estudos que eu e outros realizamos sobre os efeitos de identidade no ensino e na aprendizagem de história, e concluímos com uma discussão sobre as implicações do ensino e da aprendizagem de história em várias sociedades democráticas.

Palavras-chave : identidade; narrativas históricas; aprendizado de história.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )