SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60No regaço da mãe Faustina: uma ama escrava e a educação da criança pela família no século XIXCombates pela educação operária: aspectos da reação católica à criação de Escolas Modernas no Brasil (1900-1920) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ZUBARAN, Maria Angélica. Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras. Educ. Rev. [online]. 2016, n.60, pp.215-229. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43561.

Este artigo investiga as pedagogias do jornal de Imprensa Negra O Exemplo, nas primeiras décadas do século XX. O objetivo central é analisar os fragmentos biográficos e as fotogravuras que os jornalistas do jornal O Exemplo produziram e fizeram circular sobre afrodescendentes. Inicialmente, apresento o jornal O Exemplo e discuto a positividade pedagógica da mídia e a noção de pedagogia. Em segundo lugar, aproprio-me dos argumentos de Stuart Hall, para analisar as fotogravuras de afrodescendentes veiculadas pelo jornal e também abordo diferentes perspectivas analíticas sobre o uso da fotografia. Finalmente, procuro demonstrar que tanto os fragmentos biográficos quanto as fotogravuras do jornal O Exemplo foram estrategicamente produzidos para disseminar pedagogias e construir modelos de negros com os quais os afrodescendentes poderiam se identificar e construir sua autoestima.

Palabras clave : Imprensa Negra; fragmentos biográficos; fotogravuras; pedagogias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )