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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

BILHAO, Isabel. Combates pela educação operária: aspectos da reação católica à criação de Escolas Modernas no Brasil (1900-1920). Educ. Rev. [online]. 2016, n.60, pp.231-246. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.43357.

As propostas pedagógicas e os dados biográficos de Francisco Ferrer y Guardia já foram bastante estudadas no contexto acadêmico brasileiro. No entanto, ainda carecem de maior investigação os argumentos e as estratégias utilizados pelos grupos opositores às suas concepções educacionais, especialmente os provenientes de membros da Igreja. Este artigo objetiva analisar alguns aspectos da reação católica à criação de Escolas Modernas no país nas primeiras décadas do século XX. Tal discussão embasa-se empiricamente em um encarte especial da Revista Vozes de Petrópolis, publicado em 1913. Pretende-se ampliar a compreensão dos embates em torno da educação operária no período inicial da República, refletindo especialmente sobre as estratégias argumentativas de religiosos que se propõem a combater a difusão da educação racionalista entre os trabalhadores.

Palavras-chave : educação operária; Escola Moderna; católicos; anarquistas.

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