SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60Combats on workers' education: aspects of the Catholic reaction against the creation of Modern Schools in Brazil (1900-1920)Teaching of mother tongue: difficulties and formative needs as stated by Elementary School teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

NEVES, Paula C.  and  PAIXAO, Rui. Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa. Educ. Rev. [online]. 2016, n.60, pp.247-259. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.45623.

Vários estudos nos Estados Unidos e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica). O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica. A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia coletiva, confiança nos pais e alunos e ênfase académica.

Keywords : otimismo académico; escolas; confiança; ênfase académica; eficácia coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )