SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de CiênciasPolíticas de tecnologias na educação: o Programa Paraná Digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FIGUEIREDO, Arthane Menezes  y  CICILLINI, Graça Aparecida. Sobre as professoras dos primeiros anos e suas práticas: influências da formação. Educ. Rev. [online]. 2016, n.60, pp.293-304. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.45144.

O presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação, apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e refere-se a uma reflexão sobre as concepções de duas professores/as dos primeiros anos do Ensino Fundamental no que tange às influências de sua formação inicial para as práticas que realizam. A pesquisa seguiu um viés qualitativo e partiu da seguinte questão norteadora: "Como professoras que foram formadas no Curso de Pedagogia relacionam sua formação inicial às práticas que realizam em turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental?" A metodologia utilizada foi a entrevista aberta semiestruturada, realizada de forma oral, com gravação das falas e transcrição literal das informações. A análise buscou compreender se os saberes formativos são percebidos pelas professoras no contexto do trabalho que realizam. Como resultado, as professoras destacam influências positivas e negativas da formação: entre as positivas, o estudo de diversas teorias voltadas ao ensino e à aprendizagem dos conceitos e, entre as negativas, as limitações dos conhecimentos específicos das disciplinas escolares, em razão dos poucos estudos durante a formação. Como conclusão, observamos que os saberes da formação são considerados fundamentais para uma boa atuação profissional, porém, há ressentimento em relação às dificuldades com os conceitos escolares, que são atribuídas à falta de estudos específicos na formação inicial.

Palabras clave : formação inicial; curso de Pedagogia; professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )