SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônicoPaulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

JIMENEZ, Marco Raúl Mejía. Diálogo-confrontação de saberes e negociação cultural: eixos das pedagogias da educação popular: uma construção a partir do sul. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.37-53. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.47205.

O desenvolvimento da educação popular da nossa América ocorre a partir do início do século XIX, quando Simón Rodríguez propõe ao Conselho de Caracas implementar essa proposta na educação. Quando esses registros são revistos, se descobre que uma proposta pedagógica sempre tem acompanhado a dinâmica da sua construção e este texto pretende mostrar isso em seus marcos principais (repúblicas emergentes, universidades populares, escolas de educação, pedagogias da libertação), o que permite mostrar a vitalidade que é invisível, mas está presente neles. Hoje, quando a educação popular é proposta como uma aposta para toda a sociedade e a todas e todos os educadores, este texto nos mostra como esse arcabouço pedagógico reflete na proposta atual, fundada no diálogo, no confronto de saberes e na negociação cultural, tornando possível a prática de um exercício educativo que integra intraculturalidade, interculturalidade e transculturalidade e que produz o que é normal para continuar apostando na transformação dos mundos, reconhecendo que somos humanamente diferentes, culturalmente diversos e ainda continuamos a viver em sociedades profundamente desiguais.

Palabras clave : educação popular; confronto de saberes; cultura..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )