SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Diálogo-confrontação de saberes e negociação cultural: eixos das pedagogias da educação popular: uma construção a partir do sulRelação ensino-aprendizagem da docência: traços da Pedagogia de Paulo Freire no Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

FREITAS, Ana Lúcia Souza de  e  FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.55-69. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.47206.

Paulo Freire é uma referência reconhecida mundialmente. Seu pensamento tem orientado o desenvolvimento de práticas emancipatórias em diferentes campos de atuação. No campo da formação de educadores, sua produção teórica representa importante contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas. O texto apresenta uma proposta de ensino/investigação desenvolvida em um Curso de Mestrado Profissional, como possibilidade de formação de gestores crítico-reflexivos. A metodologia utilizada fundamenta-se em Paulo Freire para propor dispositivos de formação que têm como objetivo o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais, tais como: a reflexão, o registro, a observação e a escuta. A documentação da experiência de três edições da disciplina Gestão do Ensino Básico foi realizada por meio de diários de pesquisa e outras modalidades de registros reflexivos elaborados pelas/os mestrandas/os. A análise preliminar do material produzido nesta experiência contribuiu para a investigação sobre o tema da gestão escolar, ressignificando o próprio ensino. Da mesma forma, apoiou a compreensão acerca das contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educativas crítico-reflexivas no âmbito da docência e da gestão da escola.

Palavras-chave : Paulo Freire; formação de educadores; gestão escolar; práticas educativas crítico-reflexivas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )